Blog

Fator Verde: a sustentabilidade como um fator significativo para as edificações de Fortaleza.

fv1

Visando estimular a sustentabilidade nos ambientes construídos, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), inicia o processo de estruturação da certificação ambiental para as edificações, chamado Fator Verde.

O GBFOR – Green Building for Cities foi selecionado para realizar a consultoria de elaboração da metodologia desta certificação e que tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2016.

“Vejo este projeto como um grande marco para o nosso município, tendo em vista que irá contribuir para ambientes mais saudáveis e eficientes, além de servir como uma ferramenta educacional para os profissionais e empreendedores. Pretendemos desenhar uma certificação entendendo o cenário local, além de dar um enfoque nas temáticas sociais e urbanísticas”, afirma o diretor do GBFOR e especialista em green building, engenheiro civil Márcio Rios.

fv2

Reunião de apresentação prévia do projeto com o time de consultores do GBFOR e equipe da SEUMA.

Os critérios da certificação ainda estão sendo desenvolvidos, mas já estão sendo pensadas ações dentro dos macrotemas: recursos naturais, urbanismo, conforto e microclima, eficiência energética e hídrica, materiais e gestão de resíduos e critérios sociais.

Tatiana Rolim, estudante de engenharia civil e estagiária do GBFOR, destaca: “introduzir um ´fator verde´ nas construções é multiplicar amor pela nossa cidade e às novas gerações. Transforma a todos, a mim, à equipe e agora transformará Fortaleza”.

O arquiteto e urbanista Bosco Dantas, especialista em construções sustentáveis, e que também faz parte do time de consultores do GBFOR, relata que estamos diante de uma oportunidade extraordinária, onde transcendemos os limites da consultoria em sustentabilidade do ambiente construído e conclui: “estamos criando uma nova certificação de construções sustentável, temos a oportunidade de abordar critérios que consideramos ambientalmente preferíveis para nossa cidade”.

O projeto Fator Verde é coordenado pelo gerente da Célula de Sustentabilidade Ambiental, Wigor Florêncio, da Coordenadoria de Políticas Ambientais – CPA da SEUMA, que reforça: “a certificação ambiental nas construções civis sustentáveis, o Fator Verde proposta pela Prefeitura de Fortaleza, irá possibilitar que empreendimentos de diferentes níveis econômicos tenham acesso a um selo ambiental, dessa forma possibilitará uma melhoria continua na qualidade urbana e ambiental em toda a Cidade”.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta