Blog

GBFOR realiza consultoria de construção sustentável para a pousada e centro comercial em Jericoacoara-CE.

foto1

Praia, sol e muito mar. Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do mundo. Localizada a apenas 300 quilômetros de Fortaleza, ainda preserva suas ruas de areia e uma antiga vila de pescadores. É neste verdadeiro paraíso que o time de consultores do GBFOR aterrissa para mais um projeto de consultoria em construção sustentável, o empreendimento Pousada e Centro Comercial localizado na rua principal da região.

foto2

O empreendimento, da proprietária Maria Helena, que é Engenheira Agrônoma e atual Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará – SENGE -CE, será uma referência local em sustentabilidade, tanto na sua construção como também na sua gestão hoteleira e comercial. O projeto é assinado pelo renomado Arquiteto e Urbanista Odilo Almeida Filho, diretor do escritório Métrica Arquitetura e atual Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará – CAU-CE.

foto3

O empreendimento encontra-se na fase final de projetos executivos e, dentre as estratégias sustentáveis, foram previstos um sistema de iluminação eficiente, energia solar e aproveitamento da iluminação e ventilação natural. Uma parede vertical na fachada principal irá contribuir para um conforto térmico e microclima da edificação. Louças e metais eficientes, junto com captação de água da chuva, são umas das ações projetadas para reduzir o consumo de água potável. Foram especificados materiais com baixo índice de compostos orgânicos voláteis, além de priorizar pela aquisição de materiais regionais. Mostraremos em breve, durante a fase de construção, outras soluções sustentáveis deste projeto.

foto4

Confira a entrevista que realizamos com a proprietária Maria Helena para entender melhor a sua visão de empreendedorismo sustentável:


helena[GBFOR]: O que levou você empreender em uma das praias mais bonitas do mundo, Jericoacoara?

[HELENA]: Nasci lá e tenho esse terreno herança de meus pais a mais de 20 anos. Aí vi que tenho perdido muito tempo em nada empreender.

[GBFOR]: Observamos que a sustentabilidade é um dos seus princípios na sua vida pessoal e profissional. Como surgiu a ideia de integrar a sustentabilidade neste empreendimento?

[HELENA]: É uma questão de princípio! Como ser humano devemos, no mínimo, respeitar a natureza e impactar o menos possível em nossas atividades.

[GBFOR]: Como atual presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará, SENGE-CE, como você considera a relação entre o meio ambiente e as práticas profissionais dos engenheiros?

[HELENA]: acredito que todos os profissionais, não somente engenheiros, engenheiros agrônomos, geógrafos, geólogos, arquitetos e urbanistas, meteorologistas, tecnólogos devem exercer as suas atividades em acordo com as boas práticas ambientais – felizmente, hoje há práticas sustentáveis que são observadas por muitos construtores. A questão é ter consciência ambiental, saber que nossos recursos são finitos e o planeta sofre as consequências de um manejo inadequado. O SENGE-CE enquanto entidade formadora de opinião, na atual gestão, sempre atuará seguindo os preceitos da sustentabilidade.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta